(46) 3524-2653

amsop@amsop.com.br

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

FECHADO AGORA

Notícias

Carta do Sudoeste irá reunir os principais candidatos ao governo em Francisco Beltrão

Os quatro principais candidatos ao governo do Paraná estarão em Francisco Beltrão na próxima semana para participar da entrega da Carta do Sudoeste. O evento será aberto à participação de empresários, prefeitos, vereadores e representantes de entidades e instituições da região.

O formato do evento foi apresentado nesta terça-feira, no Café Acefb, realizado na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná). “Vamos reunir os candidatos para uma espécie de debate sobre o futuro do Sudoeste, para que eles possam responder quais soluções pretendem implementar para problemas específicos da nossa região e tenham o compromisso com as propostas da Carta”, explica o diretor executivo da Amsop, José Kresteniuk.

A entrega da Carta do Sudoeste será um dos primeiros eventos com os candidatos, já que acontecerá dois dias após o prazo final para registro das candidaturas. A organização articula a participação e já tem a confirmação dos quatro pré-candidatos: Cida Borghetti, Dr. Rosinha, João Arruda e Ratinho Jr.  

As entidades que integram a Carta estão comercializando os ingressos para o evento e o jantar e mais informações podem ser repassadas pela Amsop e Acefb. 

Rodovias, aeroporto e ferrovia

Ao todo, a Carta do Sudoeste contempla 49 itens em diversas áreas, mas a principal demanda elencada pela organização é a melhoria da infraestrutura de transportes. O principal pedido do documento é uma solução viável para o Corredor Sudoeste e outras rodovias utilizadas como rota para escoar a produção, além do apoio para viabilização do aeroporto regional e um ramal ferroviário.


“Queremos enfatizara questão da infraestrutura, melhorar as rodovias, ter um aeroporto, para que possamos tornar o Sudoeste mais atrativo para empresas, trazer investimentos que criem novos empregos, gerem receitas e riquezas”, argumenta o presidente da Acefb, Tarsizio Bonetti.

6 entidades

Neste ano, um dos diferenciais da Carta do Sudoeste é a representação das instituições que a organizam. O documento surgiu em 2002 por iniciativa da Amsop e Acamsop e agora reúne outras quatro entidades de diferentes segmentos: a Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Sudoeste), o Irdes (Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social), a Agência de Desenvolvimento Regional e o Grupo Gestor do Território.