(46) 3524-2653

amsop@amsop.com.br

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

FECHADO AGORA

Notícias

Conferência debate melhorias para o Sudoeste

Quarta-feira, 7, às 19h30, começa a 1ª Conferência Regional Sudoeste, com o tema “Desenvolvimento territorial em debate”, no Auditório Professor Carlos Maes, na Unioeste, em Francisco Beltrão. O evento, que encerra quinta-feira, 8, tem o propósito de debater estratégias de melhorias para o Sudoeste e é organizado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste (Agência), Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e universidades da região.

A primeira palestra da noite é com o economista Cesar Reinaldo Rissete, sobre a experiência do Sebrae Paraná com comitês territoriais. Na sequência, Luiz Antônio Rolim de Moura apresenta cases de sucesso na área de desenvolvimento local e territorial na América Latina e Europa. Também será apresentado um vídeo do case da região Chaves – Verin, entre Espanha e Portugal. Por fim, o economista Marcelo Percicotti apresenta indicadores do perfil socioeconômico do Sudoeste e projeta a evolução da região até 2030.

Quinta-feira, 8, às 8h30, no auditório da Unioeste, pesquisadores da Unioeste e da UTFPR discutem e apresentam o referencial teórico do planejamento territorial e o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste (PDRI). Às 14h, no campus da Universidade, professores e especialistas debatem alternativas de melhorias dos seguintes temas: Cadeias Produtivas Propulsivas (CPP´s), Micro e Pequena Empresa (MPE´s), Turismo, Tecnologia e Inovação, Resíduos Líquidos e Sólidos, Energias Renováveis, Águas Sudoeste, Educação para o Desenvolvimento, Gestão Pública e Matriz Logística.

Após as oficinas, será organizado um plenário para apresentar as sugestões de melhorias de cada eixo temático. As sugestões serão reunidas e incluídas no planejamento do Sudoeste 2030 — um documento que vai mostrar o planejamento da própria sociedade para transformar e aprofundar a qualidade do desenvolvimento de todo o Sudoeste até 2030.

A conferência faz parte das ações do PDRI e visa reunir lideranças políticas, empresários, entidades diversas e a comunidade para discutir estratégias de melhorias para a região. A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita em: midas.unioeste.br/sgev/eventos/crs.