(46) 3524-2653

amsop@amsop.com.br

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

ABERTO AGORA

Notícias

50 anos da Amsop são reconhecidos em homenagem dos Destaques do Ano

Criada para que os municípios da região tivessem mais atenção de outras esferas de governo, a Amsop completou 50 anos de fundação em março. Neste período de cinco décadas, a entidade acompanhou e participou da evolução do Sudoeste, tanto em pautas diretamente ligadas à melhoria do poder público quanto às de desenvolvimento regional. Hoje a entidade representa 42 municípios e se consolida como uma das mais atuantes da região e em seu segmento no Paraná.

A criação da associação aconteceu de maneira bem informal, em 1968: após a inauguração da usina Julio de Mesquita Filho, em Dois Vizinhos, os prefeitos presentes no evento não foram convidados para o almoço oficial com as autoridades e resolveram se organizar para ter mais consideração e vez em suas reivindicações. “Naquela época os prefeitos não tinham muita atenção”, conta Jaime Guzzo, então prefeito de Dois Vizinhos e primeiro presidente da Amsop.

A principal prioridade da Amsop naquele tempo era trazer o sinal de TV para o Sudoeste, algo que se concretizou alguns anos depois através do trabalho em conjunto dos prefeitos dentro da entidade. Hoje a entidade se tornou o principal fórum de debates de assuntos relacionados ao Sudoeste e seu desenvolvimento, tudo feito a partir da organização de prefeitos em parceria com outros setores (entidades, federações e governos), além de ter voltado seu foco para a profissionalização do setor público. 

Livro marca cinquentenário

O cinquentenário da entidade foi lembrado no Destaques do Ano 2018: a Amsop recebeu homenagem pela sua atuação nas cinco décadas de existência. Toda a história da associação será agora contada em um livro que resgata as lutas, episódios, crises e conquistas da região em que esteve envolvida, além de mostrar o trabalho realizado em cada mandato e os principais desafios. Lançada em dezembro, a obra tem apoio da Itaipu Binacional, que patrocinou parte da elaboração do livro.