(46) 3524-2653

amsop@amsop.com.br

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

ABERTO AGORA

Notícias

15 prefeituras da região têm gestão fiscal de excelência, segundo a Firjan

Mais de um terço dos municípios da região estão bem pontuados no Índice Firjan de Gestão Fiscal, que avalia o desempenho das finanças das prefeituras brasileiras. Na edição deste ano, divulgada semana passada, ao menos 15 cidades do Sudoeste aparecem com índice acima de 0,8, considerados com Gestão de Excelência pela Federação; outras 24 administrações municipais obtiveram resultado caracterizado como de Boa Gestão. O levantamento é da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

Entre as prefeituras da região, ao menos três aparecem no ranking dos 10 municípios do Paraná com melhor índice. Mangueirinha é a segunda colocada no Paraná e 9ª do País, já Itapejara d’Oeste aparece na 5ª colocação no Estado e 23ª do Brasil e Saudade do Iguaçu é a 7ª e 25ª, respectivamente.

O índice é resultado dos dados referentes a 2018, prestadas pelas administrações ao governo federal por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A Firjan considera quatro critérios para apontar o desempenho da gestão fiscal dos municípios: a capacidade de financiar a estrutura administrativa, o grau de rigidez do orçamento, o cumprimento de obrigações financeiras e a capacidade de gerar bem-estar e competitividade através dos investimentos.

 

Responsabilidade

Para o presidente da Amsop e prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci, os resultados do IFGF refletem a evolução pela qual os municípios da região vêm passando em relação ao comprometimento das administrações com as finanças. “Hoje a legislação exige uma série de metas, mas aqui na região conseguimos também ter gestores com cada vez mais responsabilidade e equipes técnicas bem qualificadas para realizar os processos e isso vem sendo um diferencial do Sudoeste e da atuação da Amsop”, destaca.