(46) 3524-2653

amsop@amsop.com.br

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

FECHADO AGORA

Notícias

Covid chega a todos os municípios do Sudoeste

No último final de semana, o boletim estadual divulgado pela Secretaria de Saúde informou que Flor da Serra do Sul havia registrado o primeiro caso de Covid-19. O município era o único da região sem moradores infectados e exemplifica bem o avanço da doença na região: foram menos de cinco meses para o vírus alcançar todas as 42 cidades.

O acompanhamento semanal feito pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) mostra que as cidades da região estão em diferentes estágios em relação a doença. Em alguns municípios houve um surto há alguns meses e agora o contágio estabilizou; em outros onde a doença estava aparentemente sob controle o número de casos aumentou consideravelmente nas últimas semanas e há ainda aqueles que possuem poucos casos e distribuídos proporcionalmente ao longo dos últimos meses. 

Algumas cidades estão há dias sem registrar novos pacientes infectados, mesmo assim, ainda há 1.110 casos ativos (pessoas que tiveram laudo positivo para Covid e ainda não estão curadas) no Sudoeste. A região se aproxima dos 5 mil casos, com mais de 3,7 mil curados e 66 óbitos. Os dados são referentes aos boletins municipais e da Sesa divulgados no início desta semana e reunidos pela Amsop.

Desde o início da pandemia, a entidade que representa os municípios da região tem buscado orientar os gestores quanto à implementação de medidas de combate ao coronavírus. A Amsop tem sido o principal fórum de debate regional sobre o controle da doença e seus impactos na economia do Sudoeste. Semanalmente são realizados encontros virtuais entre prefeitos e secretários de diferentes áreas, além de deputados, para intermediar e implementar demandas em comum das prefeituras.