(46) 3524-2653

amsop@amsop.com.br

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

FECHADO AGORA

Notícias

Secretários de Agricultura discutem Leite Sudoeste e a retomada da viticultura

A Associação dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente do Sudoeste do Paraná (Assema) teve um ano diferente em 2020. Os encontros, que eram organizados todo mês, em Francisco Beltrão, tiveram de ser suspensos para evitar a disseminação do coronavírus. Mas, ontem, na Amsop, aconteceu a última reunião do ano, que discutiu a entrega dos relatórios finais do projeto Leite Sudoeste, o programa estadual de revitalização da viticultura e a adesão dos municípios ao Susaf-PR.

Compareceram ao encontro os secretários de Agricultura, o gerente da macrorregião Sudoeste do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Carlos Alberto Wust da Silva, e os chefes dos núcleos regionais da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Beltrão, Denise Adamchuk; Alexandre Bianchini, de Dois Vizinhos; e Leunira Tesser, de Pato Branco.
Alecsandro Agostini, secretário de Agricultura de São Jorge D’Oeste e presidente da Assema, comentou que a pandemia do coronavírus não permitiu a realização das reuniões mensais. “Foi um ano bem atípico, na verdade. Esse ano tivemos que ficar mais em home office e passando mais informações. Devido à pandemia nós não pudemos nos reunir como nos anos anteriores.”

Fim do Leite Sudoeste
O Projeto Leite Sudoeste, que começou em dezembro de 2017 com a entrega de 42 veículos para as atividades do projeto, está chegando ao fim. A Assema, Seab, IDR-PR e o Ministério da Agricultura e Pecuária foram parceiros neste projeto. A proposta visou melhorar a produção de leite da região, por meio da realização de palestras, treinamentos e acompanhamentos de sete propriedades de referência por município – a função era mostrar a evolução da atividade.
O presidente da Assema comentou que a expectativa, agora, é que em 2021 o governo do Estado repasse em definitivo os veículos que foram conquistados “pra que se possa continuar a desenvolver o trabalho nos municípios”.
Na reunião, o assunto foi tratado pelo gerente macrorregional do IDR, Carlos Alberto Wust da Silva, que solicitou dos secretários de Agricultura o envio dos relatórios municipais para que haja a avaliação se o projeto atingiu ou não os seus objetivos.

Adesão ao Susaf
O agrônomo Marcelo Barba Bellettini, do escritório regional do IDR-PR de Francisco Beltrão, apresentou o Manual de Orientação para Agroindústria Familiar de Pequeno Porte e Artesanal na adesão dos serviços de inspeção municipal ao Suasa/Susaf (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná).
Alecsandro comentou que se trata de um programa importante para a região. “Acho que no ano que vem vários municípios vão ter que se adequar e investir em infraestrutura pra poder dar para as agroindústrias a opção de poder aderir ao Susaf e elas poderem vender seus produtos pra fora dos seus municípios, pra não sofrerem pressão daquelas que vão ter o Susaf e vão poder vender nos nossos municípios”.

Revitalização da viticultura
Paulo Andrade, do Deral/Seab, de Curitiba, fez uma exposição sobre o Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), e expôs um panorama da produção e consumo de vinhos no Brasil e na Europa. Também foram apresentados depoimentos de produtores e cantinas de vinhos. A transmissão da palestra e dos depoimentos foi por videoconferência.

O presidente da Assema comentou que em São Jorge D’Oeste, onde é secretário de Agricultura, “tem poucos produtores que trabalham com este tipo de cultura, mas eu vejo que é mais uma alternativa. A partir do momento que você tem um governo que cria essa possibilidade [de investimentos públicos], e que mostra que é parceiro, começa a ver essa atividade surgir em vários pontos. Hoje, no Sudoeste, a agricultura familiar é muito forte e essa diversificação da produção é muito interessante, então a vitivinicultura vem de encontro a isso e os produtores que forem adeptos a isso podem estar buscando informações pra incluir essa atividade na sua propriedade rural”.
O JdeB publica mais informações sobre o Programa Leite Sudoeste e o Programa de Revitalização da Viticultura, na edição de sábado, 31.