(46) 3524-2653

[email protected]

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

ABERTO AGORA

Notícias

Comissão de Educação da Amsop debate volta às aulas na região

A organização da rede pública de ensino para uma eventual volta às aulas foi o tema central de um encontro realizado nesta sexta-feira pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná). Os prefeitos e secretários que integram a Comissão de Educação da entidade se reuniram com representantes dos Núcleos Regionais de Educação de Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco para discutir a necessidade da retomada e os principais desafios que a volta do ensino presencial vai impor às administrações municipais.

A chefe do NRE de Beltrão, Lurdinha Bertani, explicou que o Estado se prepara para reiniciar as aulas no dia 18 de fevereiro, de forma híbrida (mesclando ensino remoto e presencial). Alguns municípios da região também já anunciaram a retomada de forma gradativa e com menos alunos. Uma das propostas da Comissão é de que a região reinicie as aulas no mesmo período, em estabelecimentos públicos e privados, mas respeitando as particularidades e decisões em cada município.

“O retorno às aulas está sendo indicado pelo Ministério da Educação e Seed, mas é algo que precisa ser bem avaliado porque terá uma série de implicações às estruturas administrativas, de Educação e Saúde”, comentou o presidente da Amsop, Nilson Feversani, que conduziu o encontro junto com o vice, o prefeito Cleber Fontana, de Beltrão. O grupo é coordenado pelo prefeito Edsom Bagetti, de Pérola D’Oeste.

Entre as implicações citadas por Feversani está o transporte escolar, por exemplo, que é compartilhado entre Estado e prefeituras. Também há a necessidade de criação de protocolos sanitários para os espaços, levantamento de informações e orientações junto às famílias, possibilidade de reavaliação constante da volta às aulas e a contratação de mais profissionais, já que muitos professores não devem retornar às salas por pertencerem aos grupos de risco.

A Comissão aguarda um posicionamento do Conselho Estadual de Educação e a assembleia da AMP sobre o tema para definir com os municípios o plano de retomada das aulas no Sudoeste e deve se reunir de forma virtual na próxima semana. Um dos pontos que a Amsop está atenta para avaliar o retorno é o controle no número de novos casos e a ampliação da vacinação contra a Covid-19 na região.