(46) 3524-2653

[email protected]

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

ABERTO AGORA

Notícias

Amsop faz reunião preparatória para audiência pública sobre concessão da PR-280

Na última sexta-feira, 12, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), recebeu o empresário e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Edson Campagnolo, para uma reunião preparatória sobre a audiência pública da concessão da PR-280, também conhecida como “Corredor do Sudoeste”, que acontecerá na sede da Amsop, no próximo dia 19.

Na reunião – que teve como tema “o encerramento dos atuais contratos de pedágios e a nova licitação para a concessão das rodovias paranaenses por mais 30 anos” – a Amsop debateu as propostas apresentadas pelas entidades para o modelo de concessão que irá abranger a PR-280.

“Foi um encontro muito importante para debatermos as melhores alternativas e nos prepararmos para a audiência pública do dia 19. Essa interação com a sociedade civil, que é a essência da Amsop, certamente terá bastante relevância para chegarmos ao melhor modelo de concessão para o Sudoeste”, afirmou o presidente da Amsop, prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani.

Ainda na reunião, Campagnolo apresentou o modelo de concessão proposto pelo Governo Federal e as sugestões da Fiep. E, na sequência, abriu espaço para um debate entre os presentes.

As propostas sugeridas nesta reunião podem sofrer alterações antes de serem apresentadas na Audiência Pública do dia 19, conforme o aval das entidades.

Também participaram do encontro, o vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron, que representou o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, prefeitos que compõem a Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional da Amsop, bem como, vereadores, empresários,  representantes de cooperativas e sindicatos, e de associações comerciais e industriais.

 

 Propostas apresentadas pelo Governo Federal / propostas encaminhadas pela Amsop na reunião do dia 12:

1- Proposta do Governo Federal: leilão híbrido – primeira fase – desconto máximo 17%. Segunda fase – desempate maior outorga.

Proposta da Amsop: contrária ao modelo híbrido. Concessão das rodovias pelo menor preço sem outorga e sem limite de desconto.

 

2- Proposta do Governo Federal: trecho duplicado 100% - acréscimo de 40% nas tarifas.

Proposta da Amsop: redução nas tarifas dos trechos duplicados de 40% para 30%.

 

3- Proposta do Governo Federal: exclusão do trecho da PR-280, entre Pato Branco e Palmas (trevo do Horizonte).

Proposta da Amsop: inclusão no lote 6 (PR-280), do trecho entre Pato Branco e Palmas (trevo do Horizonte), sem duplicação, com tarifas reduzidas apenas para a manutenção do trecho.

 

4- Proposta do Governo Federal: contorno Francisco Beltrão – Marmeleiro.

Proposta da Amsop: estudo para alteração do traçado do contorno entre Francisco Beltrão e Marmeleiro, proposto pela ACIMAR (Associação Comercial e Industrial de Marmeleiro)

 

Contorno de Marmeleiro

Sobre o projeto do contorno entre Francisco Beltrão e Marmeleiro, previsto no novo modelo de concessão, o prefeito de Marmeleiro, Paulo Pilatti, sugeriu a análise de um novo traçado, acolhendo sugestões da sociedade civil, como o projeto desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Marmeleiro (Acimar).

 

Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional

Após esta reunião preparatória para a Audiência Pública do próximo dia 19, a Amsop reuniu a Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional da entidade – que irá acompanhar todo o andamento do projeto de concessão da PR-280 – e definiu, como presidente da Comissão, o prefeito de Francisco Beltrão e vice-presidente da Amsop, Cleber Fontana, e como vice, o prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto.

A Comissão é formada, ainda, pelos prefeitos de Realeza, Paulo Bateria; Renascença, Idalir Zanella; Pato Branco, Robson Cantu; Itapejara do Oeste, Vilmar Schmoller; e Nova Esperança do Sudoeste, Jaime Stang.