(46) 3524-2653

[email protected]

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

ABERTO AGORA

Notícias

Amsop recebe Audiência Pública sobre pedágio nas rodovias do Sudoeste

Nesta sexta-feira, 19, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu uma Audiência Pública que debateu o projeto de concessão e implantação de praças de pedágio no chamado “Corredor do Sudoeste” (PRs 182, 483, 180 E 280). De acordo com o projeto do Ministério da Infraestrutura, debatido na Audiência Pública realizada pela Frente Parlamentar sobre o pedágio, da Assembleia Legislativa, devem ser implantadas duas praças de pedágio na região, uma em Ampére (PR-182), e outra, em Renascença (PR-280).

 

A Audiência Pública foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, e pelo coordenador da Frente Parlamentar sobre o pedágio, deputado estadual Arilson Chiorato. E contou com os pronunciamentos do presidente da Amsop, prefeito Nilson Feversani (Bom Sucesso do Sul) e do presidente da Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional da Amsop, prefeito Cleber Fontana (Francisco Beltrão). Além de autoridades federais, estaduais, demais prefeitos e 30 entidades representativas do Sudoeste.

 

Para o presidente da Amsop, prefeito Nilson Feversani, é preciso “valorizar o nosso produtor, a nossa agricultura do Sudoeste que é muito forte. Então, para garantir o escoamento da produção e o deslocamento seguro da nossa população, é necessário um projeto amplo de revitalização das nossas rodovias, mas com total transparência e preço justo”.

 

Já para o presidente da Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional da Amsop, prefeito Cleber Fontana, “tarifa é a grande discussão. Eu acredito que, nesse momento, ninguém seja radicalmente contra o pedágio. O que não pode haver é o desbalanço, uma determinada categoria ter uma sobretaxação nas suas mercadorias, nos seus serviços, e repassar para o restante da população. A ideia é que a gente possa ter uma tarifa realmente justa e serviços de primeiro mundo por parte das concessionárias”.

 

Ao final da Audiência Pública, o presidente da Amsop, juntamente com o presidente da Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional da entidade, entregaram aos deputados estaduais presentes o “Manifesto público de lideranças do sudoeste paranaense sobre a proposta de pedágios para o Estado do Paraná”, um documento que reúne sugestões e reivindicações de 21 entidades representativas do Sudoeste, debatidas juntamente com a Amsop.

 

Em razão das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, o Auditório da Amsop recebeu aproximadamente 100 pessoas, e, de forma virtual, mais de 600 pessoas acompanharam a Audiência Pública pela TV Assembleia e redes sociais da Assembleia Legislativa do Paraná.

 

Participaram da Audiência Pública, de forma presencial, os deputados estaduais Ademar Traiano, Arilson Chiorato, Wilmar Reichembach, Paulo Litro, Luciana Rafagnin, Nelson Luersen, Luiz Fernando Guerra, Luiz Cláudio Romanelli, Evandro Araújo, Tião Medeiros, Gugu Bueno, Anibelli Neto, Professor Lemos, Delegado Recalcatti e Subtenente Everton. E de forma virtual, os deputados estaduais Tadeu Veneri, Soldado Fruet e Delegado Jacovós. O deputado federal Schiavinato, e o senador Flávio Arns, também participaram de forma virtual. Já o deputado federal Aliel Machado esteve presente no Auditório da Amsop.