(46) 3524-2653

[email protected]

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

FECHADO AGORA

Notícias

Mais três municípios participam de reunião do Comitê de Crise da Amsop

A última reunião do Comitê de Crise em Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu gestores de saúde dos municípios de Salgado Filho, Santo Antônio do Sudoeste e Nova Esperança do Sudoeste, que apresentaram a situação da pandemia e as medidas tomadas para o enfrentamento da covid-19 nos respectivos municípios.

 

O diretor-geral da Amsop, José Kresteniuk, abriu a reunião explicando as razões das ausências dos prefeitos dos três municípios, que cumpriam agendas em Curitiba. Na sequência, o coordenador do Comitê, Elói Schlikmann, fez um alerta sobre as novas variantes do coronavírus, que são mais infecciosas, e pediu que os municípios não baixem a guarda até que a maioria da população esteja vacinada com as duas doses. “Se todos tomarem os devidos cuidados e, em paralelo, o avanço da vacinação, muito em breve teremos superado a pandemia”, afirmou Schlikmann.

 

A chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, orientou que os municípios concentrem esforços na implantação e manutenção dos atendimentos primários para pacientes com covid, de forma que reduza a sobrecarga nos hospitais de referência da região. “O primeiro atendimento pode ser o diferencial entre a vida e a morte”, afirmou Nádia.

 

A secretária de Saúde de Nova Esperança do Sudoeste, Carla Ticianeli, destacou a cooperação com os municípios de Salto do Lontra e Dois Vizinhos no empréstimo de medicamentos. Afirmou, também, que a vacinação contra a covid está evoluindo bem em Nova Esperança, que o número de pacientes internados no hospital da cidade caiu de 4 para 2, e, ainda, demonstrou preocupação com os investimentos necessários para o atendimento dos pacientes com covid, sobretudo, na realização de exames como tomografias.

 

A secretária de Saúde de Salgado Filho, Miriam de Oliveira, pediu o apoio da 8ª Regional de Saúde e Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) para adquirir os equipamentos de suporte ventilatório. E, dessa forma, estruturar uma unidade de atendimento primário no município.

 

Em Santo Antônio do Sudoeste, segundo a secretária de Saúde, Grasiela Nodari, o problema está sendo com os pacientes positivados que descumprem o período de isolamento. Para coibir esse tipo de atitude, a Prefeitura está aplicando multas aos positivados que são flagrados circulando pela cidade. A secretária também comunicou que estuda realizar a testagem em massa da população, e que o número de pacientes internados no município caiu de 16 para 11.   

 

Esta é a segunda reunião do Comitê de Crise em Saúde da Amsop com representantes dos municípios. No primeiro encontro, em 17 de junho, os municípios de São Jorge D’Oeste, Verê, Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu se comprometeram em somar esforços para o enfrentamento da covid-19.

 

A reunião contou, ainda, com as presenças dos demais membros do Comitê, Helton Pfeiffer e Patrícia Mallmann Brocardo, da secretária de Administração de Nova Esperança do Sudoeste, Silvania Alberton e do diretor administrativo da Amsop, Claudemir Freitas.