(46) 3524-2653

[email protected]

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

FECHADO AGORA

Notícias

Na Amsop, municípios recebem selos de inspeção do secretário da Agricultura do Paraná

Nesta quinta-feira, 01/07, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), onde fez a entrega dos selos SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção), conferido pelo Ministério da Agricultura, ao município de Francisco Beltrão, e SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), conferido pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) aos municípios de Dois Vizinhos, Itapejara do Oeste e Santa Izabel do Oeste.

 

“Nós temos qualidade de produto em diversos tamanhos de indústria e, o impedimento de vender para além de uma linha seca imaginária ou um limite geográfico de determinado município, limita o crescimento do produtor, da agroindústria”, afirmou Ortigara, que também complementou: “uma pequena agroindústria, seguindo padrões de qualidade e tendo boas práticas, pode alcançar os consumidores onde quer que eles estejam”.

 

O selo SISBI permite que os produtos das agroindústrias de Francisco Beltrão possam ser comercializados em todo o país. Atualmente, apenas 30 municípios em todo o Brasil possuem esse selo.

 

“Os nossos produtos já são vendidos em todo o Paraná e, com esse selo, nós vamos agilizar o processo de comercialização para as agroindústrias, diminuir a burocracia, valorizar os nossos produtores e garantir a entrega de produtos de qualidade em todo o Brasil”, comemorou o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

 

Já o selo SUSAF habilita as agroindústrias dos municípios de Dois Vizinhos, Itapejara do Oeste e Santa Izabel do Oeste para que comercializem as respectivas produções em todo o Paraná.

 

“Esses selos, sem dúvida, também agregam valor aos produtos e garantem mais autonomia às agroindústrias. É um marco para a agricultura familiar e os produtores do Sudoeste”, ressaltou o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani.

 

O prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto, acrescentou que “para nós, que vivemos em uma região onde prevalece o agronegócio, é um reconhecimento de importância imensurável para que os produtos das nossas agroindústrias possam chegar aos mercados de todo o Paraná e do Brasil”.

 

O deputado estadual Wilmar Reichembach recordou que o decreto que regulamenta o selo SUSAF foi assinado, em 2020, pelo vice-governador Darci Piana, no auditório da Amsop. “Essa regulamentação estava pendente desde 2013, quando a Assembleia Legislativa aprovou a lei que instituiu o SUSAF. Então, governador Ratinho Junior viu com bons olhos esse caminho e permitiu que as divisas dos municípios sejam rompidas com os bons produtos das agroindústrias”, declarou Reichembach.

 

O ato contou, ainda, com as presenças dos prefeitos de Itapejara do Oeste, Vilmar Schmoller, e Santa Izabel do Oeste, Jean Catto – que também receberam o selo SUSAF das mãos do secretário Norberto Ortigara –, do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins, e demais prefeitos, vereadores e autoridades.