(46) 3524-2653

[email protected]

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

FECHADO AGORA

Notícias

27 municípios da 8ª Regional de Saúde aderem ao PlanificaSUS na Amsop

Com o objetivo de consolidar a planificação de atenção à saúde, para garantir mais qualidade e eficiência no atendimento à população, os 27 municípios de abrangência da 8ª Regional de Saúde celebraram a adesão ao PlanificaSUS, na última quinta-feira, 09/12, na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).

“Esse processo marca a nossa retomada das ações de planejamento, organização e qualificação dos nossos serviços de saúde. Buscamos sempre aperfeiçoar os nossos processos de trabalho, para que sejam integrados entre a atenção primária em saúde, o consórcio de saúde da região (ARSS) e os nossos hospitais”, assinalou a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella.

Ainda segundo Nádia, o PlanificaSUS também visa “resgatar as pessoas que, nos últimos 2 anos de enfrentamento à pandemia da covid-19, acabaram se afastando dos serviços de saúde, seja por medo de contaminação ou pela própria recomendação de isolamento social”.

A 8ª Regional de Saúde definiu como unidade vitrine para os 27 municípios de abrangência, a unidade de saúde localizada no bairro Sadia, em Francisco Beltrão.

O vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, enalteceu o trabalho das equipes de saúde dos municípios durante o período crítico da pandemia e, destacou que “o PlanificaSUS integra, ainda mais, e confere condições de igualdade aos municípios no atendimento e aperfeiçoamento dos serviços de saúde”.

O PlanificaSUS foi implantado, primeiramente, na regional de saúde de Irati, entre 2019 e 2020, com o apoio técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da secretaria estadual da Saúde do Paraná, Maria Goretti David Lopes, informou que, das 22 regionais de saúde do Estado, 15 já aderiram ao PlanificaSUS.

“Nesse pós-pandemia, vamos voltar a todo vapor com o atendimento nas nossas unidades de saúde, na atenção primária à saúde, integrar os processos de trabalho e retomar os atendimentos às pessoas com doenças crônicas”, declarou Maria Goretti.

A mesa de honra foi composta, ainda, pelo prefeito de Santa Izabel do Oeste, Jean Catto, secretário municipal de Saúde de Capanema e diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Jonas Welter, presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems), Leandro Legramanti, coordenador da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), Márcio Galvani e o presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Quintino Girardi.