(46) 3524-2653

[email protected]

Rua Peru Nº 1301 - Miniguaçu

Francisco Beltrão, PR

Seg / Sex: 8h às 17h30

ABERTO AGORA

Notícias

Com Cleber Fontana, presidência da Amsop volta para Francisco Beltrão após 15 anos

Como última atividade programada para 2021, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) realizou, nesta sexta-feira, 10/12, a Assembleia Geral Ordinária, que definiu a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade para 2022. E, o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, que, até então, era o vice-presidente da gestão de Nilson Feversani, foi aclamado como o novo presidente da Amsop, já que não houve chapa concorrente.

“O nosso desafio é manter essa unidade, essa integração entre os 42 municípios do sudoeste. A nossa região evoluiu muito com o trabalho da Amsop nos últimos 50 anos”, assinalou Cleber.

Com Cleber Fontana, a presidência da Amsop volta para Francisco Beltrão após 15 anos, quando, em 2006, o então prefeito Vilmar Cordasso presidiu a entidade.

O novo presidente destacou, também, que uma de suas prioridades é a continuidade do projeto em parceria com a Itaipu Binacional, para o calçamento com pedras irregulares de quatro quilômetros por município. As obras, que totalizam R$ 43 milhões, devem ser custeadas pela Itaipu, caso a equipe técnica da estatal aprove o projeto elaborado pela Amsop.

“Em quase 40 anos de operação da Itaipu, seria o primeiro investimento da companhia no sudoeste”, lembrou Cleber.

Ainda sobre infraestrutura, Fontana reafirmou o seu compromisso com o que está previsto na Carta do Sudoeste – documento desenvolvido pela Amsop desde 2002, com as principais reivindicações da região, e entregue aos candidatos a governador do Paraná –. “Temos que consolidar as linhas aéreas nos municípios. Mas, logicamente, o Aeroporto Regional continua na pauta”, complementou o prefeito Cleber.

Já com relação às ferrovias, o novo presidente da Amsop considera de fundamental importância a articulação para que o ramal Cascavel-Chapecó, previsto na Nova Ferroeste, passe pela região.

Sobre a eleição estadual e federal do ano que vem, Cleber afirmou que a Amsop irá manter a sua tradição de neutralidade: “a entidade está acima dos partidos políticos e de candidaturas. Então, todos terão espaço para um debate, uma conversa ou uma exposição de ideias, porque a Amsop é imparcial”.

Cleber Fontana é o sexto prefeito de Francisco Beltrão a assumir a presidência da Amsop. O primeiro foi Deni Schwartz, entre 1969 e 1972, seguido por Antônio Cantelmo (1973), João Arruda (1977), Guiomar Lopes (1983) e Vilmar Cordasso (2006).

A Assembleia Geral da Amsop, ainda, ouviu os prefeitos de Realeza, Paulo Casaril – que demonstrou preocupação com o pouco efetivo da Polícia Militar nos municípios, quando da necessidade de escolta de presidiários – e o prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Sérgio Faust – que falou sobre a dificuldade com a liberação de cascalheiras junto à Agência Nacional de Mineração, para o calçamento de estradas rurais.

Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Amsop em 2022:
Presidente: Cleber Fontana (Francisco Beltrão)
Vice-Presidente: Anderson Barreto (Coronel Vivida)
1º secretário: Eloir Lange (Pranchita)
2º secretário: Luís Carlos Turatto (Dois Vizinhos)
1º Tesoureiro: Givanildo Trumi (Boa Esperança do Iguaçu)
2º Tesoureiro: Clovis Cuccolotto (São João)

Conselho Fiscal:
Hélio Surdi (Bom Jesus do Sul)
Luciano Dias (Honório Serpa)
Leila da Rocha (São Jorge D’Oeste)

Suplentes:
Nilson Feversani (Bom Sucesso do Sul)
Paulo Casaril (Realeza)
Edson Cenci (Chopinzinho)

Presidentes das Comissões temáticas da Amsop:

Agricultura e Meio Ambiente: Marciano Vottri (Vitorino)

Educação, Cultura e Esportes: Edsom Bagetti (Pérola do Oeste)

Saúde e Ação Social: Luís Carlos Turatto (Dois Vizinhos)

Municipalismo e Desenvolvimento Regional: Cleber Fontana (Francisco Beltrão)

Turismo: Leila da Rocha (São Jorge D'Oeste)

 

Galeria de fotos