O 2º Seminário Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente foi aberto nesta quarta-feira, 28/08, no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Francisco Beltrão, com a presença do diretor-executivo da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), José Kresteniuk – que representou o presidente da entidade e prefeito de Pranchita, Eloir Lange – em uma iniciativa conjunta com a Comissão Regional Interinstitucional para o Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes (Crev) e Cresol.
Com o tema, “diálogos intersetoriais para a formação da saúde mental”, o seminário reúne, hoje e amanhã, quinta-feira, 500 profissionais inscritos das áreas de assistência social, saúde, educação, segurança pública e conselhos tutelares em mesas temáticas.
“É sempre muito importante debater e planejar as formas de atuação junto às crianças e adolescentes. São o nosso futuro e, mesmo decorridos mais de 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, ainda existem muitas formas de violência a serem combatidas pela rede de proteção social dos municípios”, assinalou o diretor-executivo da Amsop, José Kresteniuk.
Conforme a assistente social Mônica Pereira, que representa o Hospital Regional do Sudoeste no Crev, o tema saúde mental “foi muito solicitado pelos profissionais que participaram do seminário no ano passado, por entenderem que, atualmente, é uma das principais problemáticas enfrentadas no cotidiano profissional”.
Para o vice-presidente da Cresol Pioneira, Miguel Thomé, “enquanto preceito do cooperativismo, a Cresol entende que esse apoio colabora para o desenvolvimento pessoal e melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes. Então, além do crédito, são ações que fortalecem, acima de tudo, a família”.
O seminário prossegue nesta quinta-feira, 29/08, com a realização de mesas temáticas, das 8h30 às 16h30, no campus da Unioeste de Francisco Beltrão. Ao final do seminário, os participantes receberão certificado do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Capanema.
A mesa de honra foi composta pelo diretor-executivo da Amsop, José Kresteniuk, assistente social e representante do Hospital Regional do Sudoeste no Crev, Mônica Pereira, vice-presidente da Cresol Pioneira, Miguel Thomé, reitor da Unioeste Francisco Beltrão, Adilson Carlos da Rocha, coordenador do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij), Elmer da Silva Marques, professora do curso de Serviço Social da Unioeste, Andréia Agda Honorato e a aluna do Projeto Formando Cidadão do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Capanema, Kauane Kronbauer.